Quarentena em casa: como a decoração pode ajudar?

Com a quarentena em casa, todos nós estamos vivendo dias atípicos. Para evitar a disseminação do novo coronavírus, as autoridades recomendam que todo mundo fique em casa.

Quem gosta de aproveitar a casa ao máximo provavelmente está lidando bem com situação, na medida do possível, claro.

Mas quem não gosta de ficar dentro da própria casa, quem acha que sua casa não está preparada para lhe acolher com conforto, quem acha que sua casa é feia… essas pessoas sim podem estar enfrentando dificuldades. E nessas questões, eu posso te ajudar através desse artigo.

Como a decoração da casa pode ajudar você na quarentena

A decoração de uma casa vai muito além da estética, ou seja, decorar não significa somente enfeitar. Decoração é muito mais do que aparência, e isso precisa ficar muito bem entendido. Sim, através da decoração, a gente deixa nossos ambientes mais bonitos, mas também é através da decoração que os ambientes se tornam mais práticos para o dia a dia, mais confortáveis e mais aconchegantes.

E nesse período de quarentena em casa que estamos vivenciando, é muito importante que a casa nos atenda bem. Além dos cuidados básicos de higiene e organização, ter uma casa prática e confortável pode amenizar esse tempo de reclusão. Você vai se sentir muito mais feliz dentro de casa e esse bem estar vai ser motivador para você enfrentar a situação com muito mais disposição.

Certo, você já entendeu que a decoração vai ser importante para você enfrentar o período de quarentena com mais qualidade de vida. Agora eu vou te dar algumas dicas de como deixar sua casa muito melhor e mais bonita, para você aproveitar essa reclusão forçada de uma maneira muito mais agradável.

7 dicas para deixar sua quarentena em casa mais agradável

Antes de mais nada: quando todo mundo fala para ficar dentro de casa, isso não significa que é para ficar trancafiada. Abrir as janelas e cortinas é fundamental para ventilar sua casa e deixar a luz entrar. Luz e ventilação naturais arejam e trazem vida para dentro de casa, e só isso já dá um ânimo muito melhor. Além disso, a troca do ar é importante para manter o interior da sua casa saudável e evitar doenças e alergias.

Dica 1: mude a posição dos móveis

Vamos para algumas dicas que podem deixar sua casa muito melhor. A primeira delas é com relação à posição dos móveis. Como é que tá a distribuição dos móveis nos seus ambientes? Quando você anda por eles, tem muita coisa no meio do caminho? Tem muito móvel colado um no outro? Sua mesa de jantar tem cadeira presa entre a mesa e a parede? Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, é preciso fazer algumas mudanças. E essas mudanças podem ser bem simples; às vezes, só trocando a posição de um móvel, você já muda muito um ambiente.

Analise o que pode ser trocado de lugar nos seus ambientes para que os móveis não fiquem muito colados uns nos outros. Se tem cadeira presa na sua sala de jantar, veja se é possível afastar um pouquinho a mesa, mesmo que ninguém use aqueles lugares com frequência. Se trata de desafogar o espaço visualmente, e isso já vai trazer um benefício enorme, porque ele não vai mais parecer tão apertado.

Aproveite para olhar outros ambientes da sua casa e veja se dá para remanejar alguma coisa entre eles. Por exemplo, levar um móvel de uma sala para um quarto ou vice-versa. É uma mudança simples, mas que pode te dar resultados muito eficientes. E o melhor de tudo é que você vai ter uma decoração nova sem ter comprado absolutamente nada novo.

Dica 2: aproveite restos de tinta

Além da posição dos móveis, as cores presentes nos ambientes podem te dar sensações ruins que talvez você nem perceba. A falta de cores também. Se seu ambiente está excessivamente neutro, ou seja, se tudo tá muito bege, branco ou cinza, você provavelmente está sentindo necessidade de alguma coisa sem saber o que é exatamente. Essa é uma boa hora de usar aqueles restos de tinta guardados para trazer um pouco mais de vida para seus ambientes.

Experimente até misturar restos de tintas de cores diferentes pra criar novas cores. Se tiver pouca tinta, não tem problema, faça uma pintura de meia parede. Eu tenho um vídeo no meu canal mostrando várias maneiras criativas de se fazer esse tipo de pintura. Mesmo que seja em um pedacinho de uma parede, uma nova cor vai trazer uma sensação boa de renovação. Para ver as ideias, assista ao vídeo abaixo.

Se você sente dificuldade para combinar cores, esse momento de quarentena em casa é uma ótima oportunidade para você aprender mais sobre o assunto. Toque aqui para saber mais sobre o meu treinamento online Aprenda a Combinar Cores.

Dica 3: decoração afetiva para amenizar a quarentena

Uma dica importante para te ajudar a deixar o período de quarentena em casa mais agradável é sobre seus objetos decorativos. Eu sempre ensino nos meus cursos online que a decoração tem que nos proporcionar a melhor experiência possível. Uma forma excelente de fazer isso é deixando à vista aqueles objetos decorativos que te trazem boas recordações. São itens especiais que muitas vezes, ficam guardados ou escondidos. Esse tipo de coisa precisa ser apreciado, precisa ficar ao alcance dos olhos.

Então comece a procurar coisas especiais, presentes dados por pessoas queridas, itens que você trouxe de viagens… qualquer coisa que desperte em você boas lembranças, e coloque essas cosias em novos lugares, onde você consiga ver com facilidade. Isso é o que a gente chama de decoração afetiva, porque ela tem o poder de despertar sensações gostosas e você vai reviver bons momentos sempre que olhar pra esses objetos. Por isso, é importante que eles estejam em locais de fácil acesso.

Dica 4: dê mimos de presente para sua casa

Outra dica para fazer a decoração te deixar mais feliz nesse momento, claro, é comprar mimos para a casa. Muitas lojas físicas estão fechadas, mas o comércio online está a todo vapor. Vale a pena pesquisar por lojas online para comprar alguns mimos, nem precisa ser muita coisa não. É sempre gostoso ter uma novidade em casa e se esse item for algo que você tá namorando há muito tempo, melhor ainda. Agora é a hora de você contemplar sua casa ao máximo.

Dica 5: invista na aromaterapia

Quer ver mais uma coisa excelente que você pode fazer? Investir na aromaterapia. Não tem nada mais gostoso do que espalhar cheirinhos agradáveis pela casa. Já é comprovado cientificamente que certos aromas despertam sensações boas. Como a gente vai passar um bom tempo dentro de casa, essa é uma forma de tornar esse período muito mais agradável.

Algumas fragrâncias são ótimas para o quarto porque relaxam; a lavanda é uma delas. Espalhe aromatizadores pela casa e vá trocando as essências assim que elas forem perdendo o perfume. Velas aromáticas também são ótimas e ainda deixam um clima super aconchegante. É claro que todo cuidado é pouco, então cuidado ao acender velas, principalmente se você tiver crianças ou até mesmo animais domésticos. Só deixe velas acesas em locais que eles não possam alcançar.

Ainda na área da aromaterapia, uma solução que eu adoro é borrifar água de cheiro na roupa de cama e nos estofados. São produtos próprios para tecidos, que não mancham nem estragam as superfícies. Gosto de borrifar no sofá e nos lençois, mas se tiver alguém com rinite alérgica em casa, vá com calma porque esses perfumes podem piorar a alergia. De todo modo, é uma alternativa mais duradoura às velas e que deixam o ambiente muito mais agradável.

Dica 6: coloque uma manta no sofá

Independente se estiver quente ou frio na sua cidade, uma dica para deixar sua sala bem mais aconchegante é colocar uma manta no sofá. Existem vários tipos de mantas, inclusive para dias quentes, que são mantas mais fininhas e de trama mais aberta. As mantas funcionam como um acabamento na decoração do ambiente; é como se fosse uma jaqueta ou uma echarpe no seu look, sabe? É aquela peça que faz a diferença e complementa o que já foi feito.

Se você tiver mais de um sofá, eu recomendo duas possibilidades. Ou você usa duas mantas iguaizinhas, sendo uma em cada sofá, ou coloca só uma manta em apenas um sofá. Eu acho essa opção esteticamente mais interessante. Nunca coloque mais de uma manta no mesmo sofá, sempre uma só. Ah, e se você quiser aprender várias formas de usar manta no sofá, veja esse vídeo abaixo.

Dica 7: tenha sempre alguma novidade no ambiente

decoração da sua casa reflete muito no seu humor. Se seus ambientes são sem vida, você também vai agir de uma maneira apática, sem graça. Se seus ambientes são vistosos, bem decorados, você fica de bom humor, mais de bem com a vida. Leve essa como uma dica para a vida toda, talvez a mais importante de todas até agora. Observe os detalhes. Tem alguma coisa quebrada, velha, rasgada ou desbotada por aí? Troque por algo novo, até mais colorido, se possível.

Você vai ver como uma simples mudança acaba influenciando todo o contexto. E se você não gostar do resultado, tudo bem, basta trocar as coisas de lugar. O recado aqui é: mude alguma coisa no seu ambiente, por menor que essa mudança possa parecer para você. Ela vai fazer você perceber seu ambiente de um jeito novo, e isso vai te trazer mais satisfação. Agora é a hora de aproveitar sua casa ao máximo.

Se vamos ficar dentro dela por mais tempo que o previsto por causa da quarentena, então vamos fazer com que esse tempo seja muito mais agradável, gostoso e confortável. Se cuide e cuide da sua casa também.

E o mais importante: se puder, fique em casa! # Quarentena em casa.

Fonte: Portal Viva o Condomínio

Share this post


WhatsApp chat