Quais são as dicas para conservar móveis de madeira?

Com o passo a passo, é possível aumentar a vida e beleza do mobiliário

Aconchegante, belo e clássico, o móvel de madeira está no lar de grande parte da população – e isso não é sem motivo. Além de versátil, a madeira é resistente, traz sensação de conforto aonde estiver e se encaixa em todos os estilos de ambiente – dos retrôs aos contemporâneos, com peças de linhas retas, robustas e até mesmo orgânicas. Se você é apaixonado por esse estilo, com certeza vai se interessar por esse texto. Resolvemos conversar com quem entende do assunto e apresentar dicas para conservar os móveis de madeira.

Móveis de madeira: dicas de limpeza e cuidados básicos para preservá-los

Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, em São Paulo, garante que apostar em móveis de madeira é uma grande solução na hora de mobiliar a casa. “Protagonistas de muitos projetos, os móveis de madeira podem fazer a diferença na decoração, mas precisam de cuidados especiais para preservá-los”.

Ainda segundo Gisele, alguns cuidados no dia a dia podem fazer a diferença na durabilidade da peça. “Sempre evite colocar objetos quentes, úmidos ou que soltem tinta diretamente sobre o mobiliário. Objetos pontiagudos ou cortantes devem sempre estar em seu suporte, impedindo riscos ou manchas. Também é importante tomar cuidado com o peso dos objetos – isso evita que o móvel empene ou deforme”, explica.

Por isso, em casa de anfitrião, Gisele indica ter apoios de copo guardados em gavetas estratégicas pela casa. “Também é importante evitar puxar ou empurrar os objetos sobre o tampo do mobiliário. Levante-os e faça a movimentação de forma cuidadosa”, indica.

A posição do mobiliário no lar também deve ser pensada. É importante mantê-lo a ao menos 5 cm de distância da parede, evitando o contato com a umidade. E, quando se fala de peças para áreas internas, o ideal é evitar que fiquem muito tempo expostas diretamente ao sol. “A luz solar direta pode fazer com que a madeira sofra um desbotamento indesejado. Além disso, o efeito de dilatação e contração da madeira, que acontece com a mudança de temperatura, pode afrouxar parafusos e juntas e, em casos mais graves, causar rachaduras na peça”, alerta.

Cuidados com a limpeza diária dos móveis de madeira

Por ser um material natural e com poros, o móvel de madeira pede uma limpeza atenciosa. Gisele sugere a utilização de um pano seco e macio para retirar o pó. Na sequência, um pano úmido com água e sabão neutro dá conta de tirar a sujidade. “Jamais utilize produtos químicos abrasivos. Eles alteram as propriedades químicas do móvel de madeira, gerando desgaste na peça”, explica. Álcool pode manchar a peça de forma irreversível.

Móveis de madeira para área externa

Mobiliários de madeira para área externa contam com tecnologias diferenciadas, facilitando o cuidado diário com a peça. Ainda assim, ações simples podem fazer a diferença, garantindo que a peça dure ainda mais tempo. Nesse caso, o recomendável é manter a peça recoberta sempre que não estiver sendo utilizada. Abriga-los abaixo de ombrelones e guarda-sóis também é uma ótima forma de preservá-los.

A limpeza com pano úmido deve ser feita na peça inteira, para que, além de remover a sujeira, o móvel não fique com aspecto ressecado. E, sempre que chover, é importante secar bem as peças. “Uma vez por ano recomenda-se o tratamento com Polisten transparente para móveis que ficarão muito tempo expostos. Além dele, aplicação de verniz garante que as propriedades das peças sejam mantidas por mais tempo”, afirma Gisele.

Fonte: Portal Viva o Condomínio

Share this post


WhatsApp chat